PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGENS ATIVAS NO FOMENTO DE UMA EDUCAÇÃO DISRUPTIVA

O UNINTA tem pautado pela busca constante da excelência em seus programas educacionais. Dentro dessa perspectiva, entende que a formação permanente de seus discentes é uma necessidade permanente para que ofereça serviços cada vez melhores.

A Diretoria de Inovação Educacional/PROEAD organizou um Programa de Formação Docente em Novas Tecnologias na Educação para os professores do UNINTA.

A formação de professores do UNINTA para o uso de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e a adoção de metodologias ativas contempla o conhecimento das novas tecnologias e a maneira de aplicá-las; o comprometimento com as transformações sociais e políticas, contemplando a tecnologia; a competência que possibilite uma prática de uso de metodologias ativas com o uso de novas tecnologias; crítico que desenvolva uma atividade docente comprometida com a visão do papel dos estudantes na transformação da sociedade e aberto à mudança, ao diálogo e a ação cooperativa que promova uma educação de qualidade.

 

O programa de formação docente em Novas Tecnologias na Educação será desenvolvido por intermédio de ações de formação presencial, ações de formação a distância e organização de eventos externos para os quais os professores serão convidados. Também serão desenvolvidos projetos conjuntos entre docentes, discentes e a equipe multidisciplinar.

 

O Programa de Formação docente em Novas Tecnologias na Educação tem como objetivos:

  • Estabelecer mecanismos de diálogo com o corpo docente, visando seu aperfeiçoamento contínuo no uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Favorecer a aquisição de conhecimentos básicos acerca dos fundamentos e componentes essenciais das metodologias ativas, com ênfase na Aprendizagem Ativa;
  • Habilitar o corpo docente a utilizar a Educação a Distância como ferramenta de apoio ao ensino presencial;
  • Colaborar para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes do UNINTA;
  • Desenvolver a competência para a elaboração dos materiais didáticos de cursos presenciais e à distância;
  • Desenvolver a competência para a condução de processos grupais.